3 passos para uma vida mais integral

A cada dia, temos mais e mais distrações, que nos tiram do eixo e interferem diretamente na nossa mente, nas nossas emoções e na nossa saúde. A solução? Buscar uma vida mais integral! Confira 3 passos básicos para começar a ter uma saúde mais ampla e em todos os âmbitos da sua vida.

Dia-a-dia corrido, prazos apertados, trânsito, conflitos familiares, relações mal resolvidas, somos bombardeados todos os dias pelas mais diversas formas de estresse que envolvem a nossa própria vida. Além disso, ainda temos a tevê, a internet, aplicativos, celulares de última geração, estamos bagunçados por dentro e seguimos olhando para fora, para as distrações, como se isso fosse ajudar. E não ajuda? A solução é buscar uma vida mais integral, com mais saúde ampla, e essa mudança pode ser mais simples do que você imagina.

Confira 3 passos básicos que separamos para que você comece a ter uma vida, e consequentemente, uma saúde integral:

  1. Comece a cuidar mais da sua alimentação

Observar o que se come vai muito além de questões com peso, taxa glicêmica etc. Nossas escolhas moldam quem somos e são tão físicas quanto energéticas. Escolher alimentos mais naturais, orgânicos, dedicar um tempo da sua vida a preparar suas próprias refeições, colocar afeto nesse hábito, pode ser tão bom física quanto emocionalmente. Uma quantidade muito grande açúcar, por exemplo, pode mascarar faltas emocionais, comer demais pode ser sinal de ansiedade, isso sem falar de alergias, intolerâncias, que acabamos desenvolvendo como defesa do próprio corpo. E lembre-se: a dor e o incômodo são sempre sinais de que algo precisa ser revisto!

2. Escolha uma atividade física

Praticar uma atividade física está muito mais conectado ao autocuidado e à manutenção do nosso corpo do que a modismos e questões físicas. Exercitar-se melhora o equilíbrio hormonal, na liberação de enzimas responsáveis pelo bom funcionamento do organismo e na nossa saúde emocional, já que liberam endorfinas e outras substâncias responsáveis pelo nosso bem-estar e pela nossa alegria. Se estiver precisando de contato, busque algo que possa fazer com mais pessoas. Se precisar de um pouco de silêncio mental, pode encontrar uma atividade que te tire da rotina e que possa fazer sozinho. Há sempre uma solução, basta querer!

3. Trabalhe para eliminar os conflitos mentais

Nós deixamos esse passo por último porque, apesar de não ser algo difícil, pode ser que você não consiga sozinho, que precise de ajuda. Seja de um terapeuta, de um psicólogo, de um profissional de Saúde Integrativa. Mas ele está aqui, nessa listinha básica, por duas razões:

Primeira: cuidar da saúde emocional é fundamental, e parte disso está no equilíbrio da nossa mente, que dialoga conosco o tempo todo, a grande maioria das vezes focada em coisas e fatos que não nos fazem bem. No fundo, somos muito apegados à falta, à mágoa e ao medo, sabe? E cuidar dessa vozinha da mente é o primeiro passo para encontrarmos saúde emocional.

Segunda: você pode até precisar de ajuda para empreender uma mudança, mas a decisão é somente sua! Ninguém vai conseguir fazer isso por você, nós só mudamos, só saímos de um lugar de dor emocional quando tomamos uma decisão de mudar! Então, repense o que lhe faz mal e opte por uma saída, uma forma de trabalhar o seu emocional.

Esses três passos podem, sim, ser incorporados aos poucos na sua rotina. Comece com uma pequena decisão, mude o lugar onde faz suas compras, vá conhecer a academia do bairro, comece a fazer exercícios de respiração, para perceber onde estão suas dores. Muitas vezes, é só desse empurrãozinho, seu mesmo, que você precisa para ter uma vida mais integral.

2 comentários em “3 passos para uma vida mais integral”

  1. Pingback: 3 passos para uma vida mais integral | Jornal A Voz do ParanáJornal A Voz do Paraná

  2. Pingback: 3 passos para uma vida mais integral - Blog Anselmo Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *