A importância de aprender a respeitar a sua verdade

Sabe qual é a pior atitude que podemos tomar diante da vida? Esquecer de viver a nossa verdade. Ela sufoca nossos desejos, nossa personalidade e adoece as nossas emoções. Entenda por que é tão importante aprender a respeitar a própria verdade.

Querer agradar o mundo pode nos levar a desrespeitar a nossa verdade. Aquilo em que realmente acreditamos, que fala mais alto aos nossos corações. Pode parecer bobagem: tenho um bom emprego, uma vida estável, família, então por que me sinto como se algo estivesse faltando? Nós retornamos a pergunta: quantas vezes por dia você faz algo que realmente deseja fazer, você agrada a si mesmo ao invés de apenas cumprir convenções sociais?

Desejar morar no campo e viver na cidade grande, querer conhecer o mundo, mas sentir-se preso a um emprego estável e contas a pagar, ter um talento incrível, mas sufoca-lo porque “isso não dá dinheiro” são exemplos de situações mais corriqueiras do que imaginamos e que cada vez mais ganham destaque em nossas vidas. Nem sempre por uma tomada de consciência, mas com uma dor inexplicável e uma doença crônica que “aparece do nada”. Será?

Nós falamos muito de crenças limitantes por aqui, porque acreditamos que existe um código de conduta que é regido silenciosamente por verdades que criamos ou nos foram impostas e que nem sabemos que existem. Por isso, em nossos tratamentos de Saúde Integrativa, incluímos técnicas que encontram essas crenças e trabalham para ressignificá-las.

E como iniciar uma jornada para viver a sua verdade?

Muitas vezes, para mudar uma realidade e empreender um caminho mais autoral, mais condizente com o que você, individualmente, realmente acredita, basta ter consciência. Quando nos damos conta de que muitos dos nossos desejos corriqueiros na verdade não têm assim tanta importância, ou quando vemos que nossos medos nada mais são do que medos herdados de um código familiar ou social, mudamos a chave, como se diz.

Passamos a ver o mundo de outra forma, nos sentimos mais livres para tomar decisões diferentes, passamos a viver a nossa verdade. Ninguém está dizendo que você deve, neste momento imediato, jogar tudo para o alto e mandar suas obrigações às favas. Mas talvez uma transição de carreira vá bem. Talvez uma mudança de atitude traga oportunidades que você nunca havia imaginado antes. Quando tomamos a decisão de mudar, tudo muda ao nosso redor.

Por isso, pense e avalie: você vive a sua verdade? Onde mora, no que trabalha, a vida que constrói é realmente aquilo que você deseja e enxerga como sendo seu? Sua vida tem a sua assinatura, você está satisfeito? Se sim, ótimo. Mas, se a resposta for não, talvez esteja na hora de rever suas decisões e começar a trilhar um caminho mais condizente com o seu eu interior. E, se precisar de ajuda para descobrir esse caminho, estamos aqui, é só chamar!

2 comentários em “A importância de aprender a respeitar a sua verdade”

  1. Pingback: A importância de aprender a respeitar a própria verdade -

  2. Pingback: Frésia Sá fala sobre a importância de aprender a respeitar a própria verdade - Blog Anselmo Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *