A importância da nutrição para uma saúde integral

Quem vem à Biointegral Saúde pensando em sair apenas com menos dores e empreendendo uma limpeza de traumas pode se surpreender. Ter saúde integral, que é o que oferecemos aqui, parte do princípio de rever todas as partes da vida. Construir um cardápio novo, por exemplo, pode ser o que falta para que seu dia a dia seja de mais bem-estar.

Nós trabalhamos com saúde integrativa. O que isso significa? Que avaliamos todas as faces da vida, que observamos o que está em equilíbrio e o que está em desacordo com os objetivos traçados pelo próprio paciente. Quer mais produtividade? Melhor qualidade do sono? Mais foco nas suas decisões? Relacionamentos mais saudáveis? Talvez o primeiro passo seja rever o que você come. Parece inusitado? Pois vamos explicar.

Principais efeitos nocivos de uma má dieta:

  1. Sono

O que você come pode afetar a qualidade do seu sono ou deixar você sonolento ao longo do dia. Rever as suas escolhas nutricionais pode ser a saída.

  1. Inchaço

Muitas pessoas estão descobrindo que o inchaço que sentem, especialmente ao final do dia, nem sempre é consequência do estresse ou de como você trabalha (sentado a maior parte do tempo, ou em pé por horas demais), mas, sim, do que você come.

  1. Falta de foco

A alimentação pode ajudar nossa mente ou diminuir sua capacidade, você sabia? Junto com outras práticas, como leituras, meditação, entre outras, comer melhor pode ser um santo remédio.

  1. Doenças

Esse é o fator mais fácil de explicar. De diabetes a doenças cardiovasculares, passando pela hipertensão, pela obesidade e a falta de nutrientes importantes para nossa saúde, tudo parte das escolhas que fazemos e colocamos em nosso prato.

  1. Ansiedade

A ansiedade também pode ser decorrência de deficiências alimentares ou de uma forma errada de comer. Correndo demais, sem dar o devido tempo ao corpo de aproveitar os alimentos. Uma refeição pode, e deve, ser um momento de paz.

  1. Cansaço

Muitos alimentos, ou a falta de outros, podem tirar nossa vitalidade e produzir um cansaço extremo, que nada tem a ver com as atividades físicas ou mentais que realizamos.

E por que entender que os alimentos nos afetam de outras formas, e não apenas na nutrição, é importante? Porque você pode vir a uma consulta conosco e sair com uma nova dieta, por exemplo. A Saúde Integrativa trata disso, de entender que aspectos da vida precisam ser realinhados para tenhamos saúde integral. Então, avalie a importância que você dá ao que come hoje e procure conhecer mais formas de se alimentar que possam saciar não apenas a fome, mas a sua saúde. Você vai se surpreender com a importância que a nutrição tem, e talvez comece já a fazer escolhas mais conscientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.