A busca da consciência para a saúde

Antes de acreditar que remédios e terapias são as únicas formas de trazer saúde, reveja sua forma de pensar a vida. A consciência sobre o ser, sobre o que nos circunda e nossa relação com o ambiente pode ser uma forma eficaz de ser mais saudável e feliz.

Muitas das nossas dores e doenças vêm da falta de consciência para a saúde. Isso significa que vivemos buscando fatores externos que nos tragam bem-estar, esquecendo de olhar e curar nosso interior. Uma das formas mais eficazes de ter uma vida mais saudável e olhar para nós, e para tudo que nos circunda, como um sistema interligado, que precisa estar funcionando perfeitamente para que tudo corra bem.

Assim, desse sistema, fazem parte:

  1. A nossa alimentação;
  2. O modo como vemos e trabalhamos nosso corpo, as atividades físicas;
  3. O exercício da mente, no aprendizado;
  4. A cura emocional, por meio do autoconhecimento e de terapias que nos tornem mais aptos e felizes;
  5. A busca de um propósito para tudo que se faz;
  6. O reconhecimento dos seus próprios talentos e do que nos faz felizes de verdade;
  7. As conexões pessoais e com o passado;
  8. A busca de tratamentos para eventuais dores e doenças, especialmente as crônicas.

Por isso chamamos o que fazemos de saúde integrativa, porque, para nós, é impossível dissociar uma coisa da outra. Ter uma alimentação, mas não alimentar bons pensamentos, pode adoecer. Fazer exercícios físicos regularmente, mas ter uma péssima relação com seu passado, pode adoecer. Usar os medicamentos certos, mas não correr atrás dos seus sonhos, pode adoecer. Nós somos complexos e temos várias camadas de conhecimento, informação e essência. Precisamos olhar para todas elas e buscar uma coisa chamada equilíbrio.

A consciência é que traz a verdadeira saúde

Quando conquistamos equilíbrio entre o que somos e o que desejamos ser, de onde viemos e para onde queremos ir, aquilo que já temos e o que sonhamos conseguir, encontramos uma forma mais serena de construir nosso dia a dia. De nada adianta sermos extremamente produtivos, se não somos felizes. Com o tempo, a energia acaba, a falta de vontade toma conta e nos sentimos vazios. Mas o contrário é igualmente desconfortável: saber onde se quer chegar, quem desejamos ser e não fazer nada para isso nos torna infelizes.

Por isso, só a consciência traz a verdadeira saúde. Só quando nos (re) conhecemos de verdade, entendemos nossos objetivos, o que nos impede de realiza-los e quais os potenciais que podem ser ativados para isso, é que permitimos que a vida flua livremente em nós. Dizem que a viagem precisa ser mais prazerosa do que a chegada ao destino. Feito festa de aniversário, casamento, eventos importantes que levam meses, às vezes anos para serem planejados, e que parecem passar em um segundo, no dia. Então, reconheça sua vida como uma grande viagem e seus objetivos, como festas especiais: aproveite o dia a dia, construa pequenas conquistas e esteja inteiro na sua própria vida. A saúde, do corpo e da mente, agradece!

1 comentário em “A busca da consciência para a saúde”

  1. Pingback: Qual o caminho para a saúde integral?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *