Por que é tão importante conhecer as causas reais de dores e doenças?

Só quem tem uma dor recorrente sabe o quanto é importante ir a fundo e descobrir de onde ela vem. Descobrir as causas reais de dores e doenças permite iniciar um processo de recuperação efetivo, e não apenas paliativo. Quem não quer parar de sentir dor?

Você sabe me dizer por que é tão importante conhecer as causas reais de dores e doenças? Se você já sentiu uma dor, tomou uma medicação, e logo ela voltou, e assim sucessivamente, sem uma explicação lógica ou visível, vai entender o que eu quero dizer. Se a gente não olha para todos os processos que envolvem aquele sintoma, que, no caso, é a dor, não consegue estruturar um tratamento que seja mais eficaz e que possibilite atingir o foco do problema, de verdade.

Isso acontece com enxaquecas, ansiedades, síndromes, distúrbios do sono e alimentar. Você vai ao especialista, retrata o quadro, o sintoma é descoberto e tratado. Você passa alguns dias bem, na melhor das hipóteses, e a dor volta. E por quê? Porque ainda temos como premissa, no ocidente, tratar a doença. Aliviar a dor, o sintoma. O caminho para uma reabilitação mais eficaz do ser humano é ser observado e analisado como um todo, caso contrário, o foco da dor ou da doença, inevitavelmente, fará com que ela volte.

Mas exatamente por que conhecer as causas reais de dores e doenças?

Porque elas podem ser psicossomáticas, ou seja, terem um fundo emocional. Porque elas podem ter origem em crenças limitantes, em padrões familiares, em traumas guardados no inconsciente e muito mais. Nem sempre a causa é aparente e fácil de ser detectada. Mas, uma vez encontrada, é ela quem vai dar o tom do tratamento, que vai indicar quais as melhores técnicas a serem utilizadas, e é ela quem vai permitir um caminho de reconexão com o foi desorganizado e, por isso, gerou a dor.

Quando iniciamos um caminho de investigação de nossas memórias traumáticas e reconhecemos que somos seres em constante transformação e aperfeiçoamento, fica mais fácil aceitar nossas imperfeições ou os fatos que aconteceram e que nos moldaram, que fazem parte de quem somos hoje, mas que, não necessariamente precisam seguir conosco. Assim, é possível deixar para trás algumas bagagens emocionais e traumáticas e seguir mais leve e saudável.

2 comentários em “Por que é tão importante conhecer as causas reais de dores e doenças?”

  1. Pingback: Por que é tão importante conhecer as causas reais de dores e doenças?

  2. Pingback: Por que é tão importante conhecer as causas reais de dores e doenças? – Jornal Joseense News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *