Dê atenção especial à sua saúde mental

Aprender é a melhor forma de manter a mente jovem. Invista em conhecimento e em aumentar seu potencial mental para viver mais e melhor.

Se a gente pudesse dar uma dica no dia de hoje seria: dê atenção especial à sua saúde mental. Aprender é a melhor forma de manter a mente jovem e em pleno funcionamento. Se você investir nisso hoje, vai garantir uma qualidade de vida muito maior e por muito mais tempo. O que você faz hoje para manter sua mente rejuvenescida? Lê, faz cursos, aprende algo novo todos os dias? Ou faz sempre o mesmo e conta as horas par quando estiver aposentado e não precisar fazer mais nada? Saiba que o ócio criativo é uma das coisas mais maravilhosas que existem, mas o ócio desprovido de um sentido, de uma conexão com o mundo diminui nossas energias e pode nos fazer muito mal.

Manter a mente jovem pode ser um grande desafio, já que temos uma tendência natural a nos manter naquilo que se costuma chamar de zona de conforto. Ou seja, tudo que é conhecido, usual, considerado seguro e viável. Sair desse perímetro amigável é nos colocar em frente a possíveis perigos e, por isso, resistimos tanto. Mas desbravar o mundo é dessas experiências que parecem inóspitas no começo, mas que podem provocar reações maravilhosas. Como descobrir um lugar novo, um sabor inusitado, uma pessoa incrível, um conhecimento totalmente diferente do que você está acostumado. E melhor, sair da zona de conforto nos mantém jovens.

Especialistas ensinam alguns exercícios para rejuvenescer: escolher caminhos diferentes do que estamos acostumados, fazer as coisas do dia a dia com a mão oposta à sua dominante, como escovar os dentes com a mão esquerda para quem é destro. Ler. Estudar. Conhecer ao menos uma música diferente por dia. Aprender um novo esporte. E praticá-lo. Estar aberto a novas ideias – por que consumir mais do mesmo? O que você já sabe não precisa ser descoberto, mas o novo, esse sim vai provocar sua mente, colocar suas células em alerta, trazer novas sensações. E manter você jovem.

E quando é difícil dar atenção especial à saúde mental?

Talvez esse tipo de exercício com o novo seja muito sofrido para você. Talvez você resista demais e haja motivos para que isso aconteça. E por isso é importante investigar. Há quem tenha reações físicas só de pensar em seguir um caminho diferente, ou quem perca o sono porque sabe que terá que fazer algo a que não está acostumado pela manhã. E por que isso acontece? Talvez, porque você esteja tão condicionado que não tenha forças para mudar, talvez porque você tenha algum trauma do qual não se lembre ou uma crença limitante tentando te boicotar. Já pensou nisso?

Seu corpo pode guardar lembranças das quais sua mente já se esqueceu. Elas não são lembradas, mas afetam diretamente nossos sentimentos, nossas sensações e, por tanto, nossas escolhas. Descobrir se há empecilhos físicos para mudar de hábitos e ter mais qualidade de vida é essencial. Com a Microfisioterapia você pode descobrir se há limites sendo impostos pelo seu corpo e que te impedem de ir além. E vale a pena descobrir e tratar essas amarras. E estar pronto para o que der e vier. Afinal de contas, o amanhã não espera você estar bem para efetivamente acontecer, certo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *