Nosso corpo é o mapa da cura!

Pode ser que ele, hoje, seja visto como a fonte das suas dores. Mas o seu corpo é um mapa para alcançar a cura desse mal-estar. Cuide bem dele!

Apesar de carregar nossas dores e doenças, nosso corpo é um mapa da cura e deve ser bem tratado, física e psicologicamente. Por muito tempo, acreditamos que a inteligência e a memória viviam apenas no cérebro, e que o corpo somente respondia a estímulos. Talvez, inclusive, venha daí todo o preconceito, todo tabu com relação ao corpo, esse veículo incrível que nos permite a vida. Hoje, sabemos que o corpo também carrega memórias responsáveis por muitos traumas, crenças limitantes, dores e doenças. Especialmente as crônicas. Mas, saber disso mudou nossa forma de lidar com o corpo?

Essa discussão é mais do que saudável, é necessária: como você vê o seu corpo? Sabemos que a relação que se tem com o corpo é pautada pelo meio social, familiar e pela nossa própria forma de ver o mundo. Para muitos, o corpo é uma ferramenta – de trabalho, de performance, de equilíbrio. Para outros – é o meio que permite a agressão, a dor, o abuso. Ambos são legítimos, são verdadeiros porque refletem histórias de vida, educação, experiências. Mas sabemos que existe uma forma mais saudável de lidar com o corpo, em ambos os casos.

Pense em um atleta que não tem a estrutura física que seu esporte exige. A relação com o corpo, nesse caso, será sempre de buscar resultados impossíveis, e de constante fracasso. Agora imagine uma pessoa que foi abusada fisicamente. Mesmo que ela não lembre, por um esquecimento voluntário ou mesmo por uma questão de idade, seu relacionamento com o corpo certamente será algo perto da repulsa, ou talvez do medo, já que ele pode ser visto como o meio que permitiu a agressão.

Da mesma forma, algumas pessoas carregam mágoa, causada por não se sentirem inseridas em um modelo considerado ideal de corpo pela sociedade em que vivem.  Triste, não é mesmo? Ter tantos estímulos de fora que impedem a total liberdade de ser, que barram a alegria e o bem-estar emocional. E mais: que colocam no corpo, nosso companheiro de jornada, a “culpa” por insatisfações e tristezas.

Acredite, o corpo é, na verdade, o verdadeiro mapa da cura. Entendendo suas limitações, buscando a causa de dores e doenças, vamos compreendendo nossa personalidade, encontrando soluções para os problemas que enfrentamos e criando uma relação mais saudável. Ao invés de ver seu corpo como um causador da sua tristeza ou insatisfação, veja como um aliado. É ele quem carrega sua história, e é nele que as mudanças podem e devem ser feitas!

Quer saber como? Mande um email para contato@biointegralsaude.com.br

3 comentários em “Nosso corpo é o mapa da cura!”

  1. Pingback: Nosso corpo é o mapa da cura

  2. Pingback: Nosso corpo é o mapa da cura – Jornal Joseense News

  3. Pingback: Corpo com traumas e decepções | Revista Ato e Reflexo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.