Saúde integral e envelhecimento

A grande verdade é que nos morremos de medo de envelhecer. Fomos ensinados que precisamos ser jovens para sempre e que o processo do passar do tempo é um grande vilão. Mas olha que ironia, ele é o único processo do qual não podemos fugir! Mas podemos, sim, lidar com ele de uma forma integral e saudável, para garantir que haja sempre saúde e alegria.

Quem aí tem medo de envelhecer, levanta a mão! Nossa sociedade criou um fantasma chamado velhice. Talvez, deveríamos inclusive mudar essa palavra, para que ela deixar de ser tão apavorante. Alguns termos foram criados para tentar atenuar o peso que ela traz, como “terceira idade”, “melhor idade”. Mas a construção social negativa em torno da passagem do tempo rapidinho torna esses termos tão temidos quanto o primeiro.

Mas aí, fazemos outra pergunta: alguém aí sabe como evitar envelhecer? Lógico que não. Somos seres naturais e, como tudo na natureza, temos como processo nascer, crescer, amadurecer e morrer. É a lei da vida. Então, por mais que tentemos, não conseguimos parar o tempo, não podemos ser jovens para sempre (ao menos, não no corpo) e nem conseguimos evitar o envelhecimento das nossas células que, apesar de não vermos, começa bem cedo, por volta dos 25 anos.

Mas, então, como fazer? Como lidar com o envelhecimento de uma maneira saudável? Primeiro, é preciso pensar na vida como um processo integral. O envelhecimento faz parte, assim como uma série de outros fatores, e entender essa integralidade pode ser a chave para termos mais saúde e qualidade de vida, em qualquer idade.

A saúde integral trabalha a favor de envelhecer “jovem”

Com a Saúde Integrativa, que trabalhamos aqui na Biointegral Saúde, conseguimos fazer com que o corpo responda de uma forma muito tranquila ao passar do tempo. Conquistamos força física, eliminamos traumas e crenças que nos limitam, descobrimos nossos dons, nossas paixões e aprendemos a viver nossas potencialidades.

Começamos a nos alimentar melhor, a exercitar o corpo e a mente, a fazer escolhas mais condizentes com o que somos, com a nossa verdade e, por isso, nos tornamos pessoas mais plenas e felizes. Nossas rugas deixarão de nascer? Invariavelmente, não. Mas, talvez, elas deixarão de ser vistas como grandes vilãs, e serão nossas “parceiras no crime”. Qual crime? Aquele de viver intensamente.

Há quem veja no envelhecimento apenas uma forma de mostrar que se viveu muito, e muito bem. São poucas essas pessoas, ainda, mas garantimos que elas chegam ao nosso consultório muito mais leves e que têm tratamentos muito mais rápidos e eficazes. Isso porque, quando entendemos que a natureza é nossa amiga e não uma grande vilã, vemos o envelhecimento de forma natural e tranquila, e nos abrimos para os aprendizados que, inclusive a dor, nos traz.Na próxima vez em que se olhar no espelho, procure um olhar integral sobre si mesmo. E busque ver no passar do tempo as experiências que já foram vividas. Certamente, outras virão. E, com a ajuda da Saúde Integrativa, elas podem acontecer de forma mais plena e amigável, sem medos e com mais saúde e a

1 comentário em “Saúde integral e envelhecimento”

  1. Pingback: Saúde integral e envelhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *